A Refina Brasil, entidade que reúne as refinarias de petróleo independentes do país, responsáveis por mais de 20% da capacidade da produção nacional, já tem seu presidente: Evaristo Pinheiro, um profissional com vasta experiência em Relações Internacionais e Direito, especialmente direito público. Além disso, a Associação conta com três novas refinarias: 3R Petroleum (RJ), Grepar (CE) e Refino Brasil (BA), as duas primeiras já em processo de adesão formal.

Evaristo possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (2002) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Além disso, o novo presidente possui pós-graduação lato sensu em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília (2004). Antes de ingressar na Refina Brasil, trabalhou como Analista de Comércio Exterior no então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no período de 2003 a 2010. Ele também ocupou cargos executivos na Braskem e Construtora Norberto Odebrecht de 2010 a 2019 e foi presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON).

A nomeação de Evaristo Pinheiro como presidente da Refina Brasil fortalecerá ainda mais a posição da entidade como porta-voz das refinarias de petróleo independentes. Sua experiência diversificada e conhecimento profundo do setor serão inestimáveis para liderar a associação em suas metas e objetivos estratégicos. “Nossa intenção, à frente da Refina Brasil, é impulsionar o desenvolvimento do setor privado, garantindo que as preocupações e interesses das refinarias de petróleo independentes sejam representados de forma eficaz perante as partes interessadas, estimulando a competitividade do setor e o desenvolvimento econômico do país”.