A Associação Refina Brasil congrega companhias privadas que atuam no setor de refino em diversas regiões do país. Nosso objetivo é fomentar e desenvolver a efetiva competição neste ecossistema de negócios, gerando benefícios perceptíveis pela sociedade.

Para isso, adotamos em todas as atividades e projetos uma postura ética, transparente e técnica, de forma totalmente apartidária e em conformidade com os conceitos de integridade corporativa (compliance). Nosso foco é promover o desenvolvimento sustentável do setor, com geração de empregos, renda e desenvolvimento tecnológico a partir da inovação.

Dialogamos com os diversos stakeholders sempre com base em nosso conhecimento técnico, nos colocando à disposição dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para troca de informações. Nosso propósito é contribuir em conversas que versem sobre a defesa da concorrência, com a presença de instituições de relevância no tema, como a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

São prioritárias para a REFINA BRASIL

Condições isonômicas para aquisição de petróleo nacional.

Aumentar a oferta de petróleo nacional para refinadores privados a preços competitivos.

Defesa da precificação racional de derivados com o objetivo de melhorar a competitividade do refino brasileiro.

Uso pleno da infraestrutura logística associada à refinaria (Resolução ANP nº 881, de 8 de julho de 2022).

Revisão RENOVABIO

Outros temas: mudanças regulatórias na qualidade do combustível, revisão de exigências burocráticas, tributário, criação sindicato patronal e temas regulatórios em geral.